Em conferência, Osaf confirma os avanços no turfe sulamericano

Gabriel Gurméndez, Carlos Rossi e Miguel Crotto falam com a imprensa

Há menos de 24h para a realização do Longines GP Latinoamericano (G1-2000mA), representantes da Organização Sulamericana de Fomento ao Puro Sangue de Corrida (Osaf) e do Hipódromo Nacional de Maroñas reuniram a imprensa local e internacional para uma conferência no Espaço Pelousse do hipódromo.

Na ocasião, Gabriel Gurméndez (Ceo do Hipódromo Nacional de Maroñas) abriu o encontro falando sobre as expectativas para o dia de amanhã. Destacou a estreia da nova raia de grama, que permitirá novos desafios para toda a cadeia turfística uruguaia, antes voltada apenas para a areia.

“Serão 1.900 metros de raia de grama, com 21 metros de largura. Um investimento de US$ 3,5 milhões que trará novas perspectivas para criadores, proprietários e profissionais do turfe uruguaio”, disse para depois agradecer a presença de toda a imprensa local e internacional.

Na sequência Carlos Rossi, presidente da Osaf, falou sobre o futuro do festival.

“Amanhã estaremos completando cinco anos de parceria com a Longines, marca internacional que é parceira dos esportes equestres em várias partes do mundo. Estaremos renovando, de forma oficial, mais cinco anos dessa parceria vitoriosa, para mantermos firmes o Longines GP Latinoamericano (G1-2000mA). Como aconteceu no ano passado e neste, o festival passará a ter mais uma prova patrocinada pela Osaf e Longines, que será do calendário clássico do local que receberá o festival, desde que não tenha as mesmas condições do Latinoamericano, ou seja, não podem ser para cavalos de 3 e mais anos em 2.000 metros”, explicou.

Miguel Crotto, vice-presidente da Osaf, destacou os avanços do laboratório antidoping de San Isidro, que deverá ser o único da América do Sul credenciado pela Ifha.

“Hoje os exames estão sendo enviados para a França, o que causa um custo muito alto para proprietários e hipódromos. O laboratório em San Isidro diminuirá muito os custos de toda a América do Sul, que precisa seguir combatendo o doping nas provas clássicas”.

As corridas de amanhã têm início às 14h05 (mesmo horário de Brasília) e conta com 16 páreos. Os principais são:

6° Páreo – Cl. Guillermo Young (L), às 16h30 e marca a inauguração da raia de grama

9° Páreo – Longines Cup Cl. Diana (G3), às 17h50

11° Páreo – Longines GP Latinoamericano (G1), às 19h20

14° Páreo – GP General Artigas (G2), às 20h50